Descrição do Curso

Dados mundiais apontam um aumento considerável de casos diagnosticados, servindo como informações que contribuem para que o assunto deixe de ser apenas da área acadêmica e passe também para o domínio público. 

Apesar da globalização e da abundância de informações que temos disponíveis ao acessar as redes, é de suma importância ressaltar que o TEA ainda é uma temática que necessita de um olhar diferenciado e específico, por conta da complexidade de suas características.

Avanços significativos ocorreram desde que, em 1943, o psiquiatra austríaco Leo Kanner apresentou estudos em que nesses ele descreveu o espectro tal como o reconhecemos nos dias atuais, utilizando, pela primeira vez, a terminologia autismo. Isso ocorreu após ele observar e acompanhar, ao longo de três décadas, crianças com idade entre 2 anos e 4 meses até 11 anos completos que apresentavam características de extremo isolamento social, maneirismos, comunicação não usual, dificuldade nas relações interpessoais, ausência ou uso não significativo da linguagem, ecolalias, comportamentos repetitivos, manuseio de objetos, rejeição de alimentos, rigidez no  comportamento e aversão a mudanças, mas com uma memória mecânica.

Neste curso, propomos apresentar, discutir e refletir sobre todo o universo que permeia o TEA, visando a acrescentar e ampliar o conhecimento sobre o tema de maneira abrangente. Para tal, abordamos várias vertentes, sempre embasadas em estudos científicos, desde a cronologia do diagnóstico, passando por instrumentos de rastreio até a prática escolar, com o intuito de agregar positivamente essas discussões à formação profissional.

Todos os conteúdos foram selecionados e elaborados a fim de indicar novas formas de pensar e atuar, visando a buscar soluções para os problemas concretos.

No módulo 1, apresentamos o seu histórico até a efetiva descoberta do transtorno, seu conceito e quais procedimentos devem ocorrer para diagnosticar, classificar e  identificar os sinais típicos para alerta de TEA, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.

No módulo 2, tratamos dos comportamentos disruptivos, que fazem do TEA um transtorno único e com muitas perguntas latentes.

No módulo 3, apontamos as áreas cerebrais a fim de identificar os deficits causados pelo TEA. Afunilando o tema, abordamos as funções executivas, nas quais se concentram os deficits mais aparentes do espectro.

No módulo 4, fazemos uma ampla abordagem sobre o comportamento social e a comunicação, sendo esses aspectos de extrema relevância para a identificação do espectro.

No módulo 5, abordamos os desafios da prática escolar e as atividades de vida diária e prática da criança com o transtorno do espectro autista. Também apresentamos: os instrumentos avaliativos e de rastreio, que consolidam as hipóteses apresentadas pela literatura, a prática parental e questões pertinentes às estratégias e integração escolar a fim de minimizar os deficits característicos encontrados no espectro, temas esses que podem apresentar implicações diretas no processo de ensino-aprendizagem.

Finalizando, é de suma importância ressaltar que o principal objetivo deste livro é abordar os conceitos que permeiam o TEA e suas implicações de maneira geral e abrangente. Sabemos o quão difícil é explanar todas as perspectivas sobre o TEA, todavia buscamos realizar um compilado das informações que são de maior relevância para o avanço do conhecimento sobre esse tema.

CONTEÚDO GERAL

  1. Entendendo o Transtorno do Espectro Autista-TEA
  2. Comportamento disruptivo e funcionamento adaptativo
  3. Autismo e funções executivas
  4. Cognição social e linguagem
  5. Inclusão e integração escolar


O que vou aprender?

  • Fundamentos, história e características do Transtorno do Espectro Autista.
  • Conceitos, diagnóstico e condições associadas ao TEA.
  • Aspectos comportamentais, sociais e pedagógicos no TEA.
  • Distúrbios sensoriais e sua implicação nas atividades cotidianas.
  • Critérios de diagnóstico para o espectro autista.
  • Funcionamento adaptativo e comportamentos disruptivos.
  • Comportamento emocional e autismo.
  • Linguagem e comunicação no TEA.
  • Desenvolvimento da linguagem.
  • Comunicação alternativa.
  • Intervenções precoces.
  • Avaliação e acompanhamento.
  • Integração sensorial.
  • Aprendizagem motora.
  • Desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional.
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE), Plano Educacional Individualizado (PEI) e inclusão de alunos com TEA.
  • Autonomia em atividades diárias de pessoas com TEA.
  • O papel da família.
  • Problemas que podem surgir em crianças e adolescentes não diagnosticados em sala regular.

Requisitos

  • Por se tratar de um curso online, é necessário ter acesso a internet, via computador ou qualquer dispositivo que acesse a web.

Pergunta Frequente - FAQ

Este curso custa somente R$ 97,00 , pagamento pode ser feito via PIX ou transferência.

Após a matrícula você poderá acessar este curso por 1 ano, e poderá acessar as aulas quando desejar.

Sim, ao final do curso você poderá fazer o download do seu certificado, assinado e com validade. Recomendamos incluir este curso no seu currículo!

Temos tutores que irão responder suas dúvidas, no site você encontra acesso para enviar mensagens ou enviar ticktes para o suporte.

Sim, após a matrícula você tem 3 dias para solicitar o reembolso.

O curso é ofertado de forma individual, ou seja, somente o comprador pode ter acesso ao conteúdo. Em caso de compartilhamento de acesso a conta pode ser cancelada.

IBE Cursos

Instituto Brasileiro de Educação

Cursos gratuitos, técnicos, extensão, complementação e capacitação na modalidade de ensino a distância. construa seu futuro com a ajuda do instituto brasileiro de educação!

Ana Paula IBE Tutoria

R$97

Aulas

65

Nível de habilidade

Iniciante

Período de validade

12 meses

Certificado

Sim

Cursos relacionados